Biorritmo
Todas as formas de vida na terra, incluindo os nossos corpos, respondem através de determinados ritmos aos ciclos regulares do Sol, da Lua e das estações climáticas. O nosso organismo em determinadas horas do dia aumenta as funções vitais do corpo. Ao amanhecer o batimento cardíaco e a pressão arterial aceleram para se antecipar a um aumento de atividade física. Estas modificações previsíveis nas funções do corpo, que acontecem durante ciclos de tempo específicos, são os nossos ritmos biológicos, que estão regulados por nosso "relógio biológico" localizado no cérebro.
Qual a contribuição do estudo do biorritmo? O Estudo do biorritmo está pautado na percepção que determinados fatores na vida do ser humano se desenvolvem em ciclos e são baseados em uma onda senoidal. Os fatores biológicos do ser humano que começam no dia do nascimento são basicamente três: o corpo físico com um período de 23 dias, o corpo emocional com o período de 28 dias e o corpo intelectual com o período de 33 dias. Na verdade, o homem possui sete corpos, mas neste primeiro momento vamos entender os três primeiros.
Cada ciclo tem três fases, Alta (ou positivo), Baixa (ou negativo) e Crítico (ou zero). O Biorritmo é um método cientificamente comprovado. Vale ressaltar que este estudo não prevê o futuro. Ele busca através de cálculos, saber o estado biológico de uma pessoa em determinado dia. É utilizado para que se aproveite os dias positivos para tomar decisões importantes. É usado em áreas que necessitem de análise para que se possa retirar melhor proveito de uma situação posta. Pode apontar, por exemplo, se emocionalmente o período se apresenta positivo e de que forma o corpo físico do indivíduo está configurado.
Em suma: uma ferramenta importante para um perfeito equilíbrio energético do ser humano. Este estudo serve como dispositivo para podermos perceber de que forma os nossos corpos mais densos e sutis estão estruturados. Como estão compostos seus movimentos ascendentes e descendentes, para que possamos saber a melhor época para desenvolver trabalhos referentes a cada corpo, separadamente e também em nível global. Percebendo as interconexões entre os sete corpos que constituem o ser humano. O intuito é trazer a luz à forma como estão estruturados seus corpos energéticos (sete no total) para que com estas informações em mãos, você possa implementar um trabalho direcionado e consciente para uma melhor qualificação e entendimento individual.